16.2.07

Hoje passei o dia escrevendo posts mentais. Porque é muita novidade, principalmente no que diz respeito ao sistema político daqui. Diferente demais, haja alteridade por parte dessa humilde cientista política que vos escreve.
Então eu vou situá-los sobre história de Moçambique, muitíssimo mal e porcamente. O país foi colônia de Portugal até 1975, instituiu um governo socialista logo em seguida, aliado ao bloco soviético, aí depois de alguns anos (acho que quatro), entraram em guerra civil, que aqui chamam desestabilização. A guerra se deu entre o partido socialista e o partido de oposição, que tem no nome resistência (ao regime socialista). Se o estado de uma recém-colônia é aquele que a gente sabe, imagina depois de uma guerra civil. Que acabou há apenas 15 anos. Captaram?
Pois muito bem. Esse país passa por todo tipo de precariedade que vocês possam imaginar. Saneamento básico? Não tem. Sistema de saúde pública organizada? Pelo menos aqui na cidade onde estou agora (a segunda maior do país), não tem. A porcentagem da população contaminada aqui na cidade: 35% (diagnosticada, veja que pode ser muito mais). Um número absurdo de crianças órfãs. E diante disso, olho para o Brasil e a visão embaça, veja bem.
Hoje uma pessoa muito simpática e guerreira, com quem conversei aqui, me disse que gosta muito do Lula, e que tem muito orgulho de Moçambique ser um país-irmão do Brasil (gente, incrível como as pessoas falam do Lula como se o conhecessem pessoalmente). Aí eu fiquei o tempo todo pensando: cara, nós elegemos o Lula. Não tem comparação, realmente não tem.
(pausa para passar o repelente e querer sair correndo de mim mesma. A. canta uma musiquinha para esses casos: não se repila, não se repila!)
Giloca, ouvi música aqui, no rádio do carro. Ouvimos música local, era um ritmo meio brasileiro, parece que imitava o axé, inclusive na letra ("olha como ela mexe", coisa assim), mas mesmo assim a letra era mais inocente, se é que me entendem. E ouvi também Roberto Carlos. E um bocadinho só de música Sena, que é um dialeto falado nessa província em que estou (província equivale ao nosso estado). Agora tá tocando "say you, say me", num volume não muito apropriado para o horário. Bem na minha janela, devo dizer.
E por falar em janela, eu queria postar uma foto do por do sol daqui da minha janela. E umas outras também. Mas a conexão tá low, very low.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home