10.2.07

Maputo

Terceiro dia em Maputo. Hoje ja tenho um lap top, e entao eh possivel escrever. Mas sem acentos, vejam bem.
Entao pensei que posso escrever a qualquer hora. Mas postar somente quando a internet funcionar. Nao, nao eh sempre que isso acontece.
Mas vamos la. Cheguei na quinta na Africa do Sul, as sete da manha. Morta de sono, porque no Brasil eram duas da manha, exatamente a hora em que eu iria dormir.
Ai andamos um pouco pelo aeroporto (meus colegas andaram, eu me arrastei) – que eh enorme, super hight tec, meio coisa de primeiro mundo. Quando vi aquele aeroporto logo me lembrei do aparheid, mas enfim, tem um super duty free, uma loja de coisas nativas que eh a coisa mais linda, de tao colorida, e o melhor: um restaurante-cafe que tem uns sofas. Ai, eh claro, desmaiei por lah mesmo. Eu dormi umas duas horas, minha colega dormiu mais duas, revezando pra olhar a mala. E ainda serviam um cha de camomila tao gostoso. Dai jah foram quatro das sete horas esperando o voo para Maputo.
Entao voamos para Maputo, finalmente. E a essa altura, eu jah nem sabia mais quem era. Jah estava dormindo em pe, de olho aberto. Mas deu pra ver que o aeroporto de maputo parece o aeroporto de Porto Seguro. Que se voce nao conhece, eu digo que tem duas esteiras apenas para pegar a mala, enfim, eh tudo antigo mesmo, e pequeno. A sala da imigracao tem uma maquina de escrever. E a alfandega eh uma salinha. Soh me perguntaram se eu havia feito compras, e me disseram bem vinda a Maputo, ninguem olhou minha mala nem passamos por raiox, nem porta de seguranca, nem nada (mas na Africa do Sul quiseram abrir minha mala de mao, e tiraram meu monte de shampoos, remedios, etc e tals. Absorvente interno pulou da bolsa mega cheia, uma beleza mesmo). Achei muito diferente e deu pra ter uma dimensao da diferenca de cara – mas o sono era muito, entao eu nao fotografei. Da pra sacar tambem que sao muitos os resquicios do tempo em que Mocambique era um pais aliado ao bloco comunista – alem da coisa toda da Guerra Civil pela qual passaram e tal. Bom, se a experiencia de conhecer um pais da Africa jah eh por si soh incrivel, imagina quando esse pais eh ex-comuna. Noooossa. Me aguardem.

*So uma curiosidade: Maputo tem fiacao subterranea. Mas em muitos lugares o esgoto eh a ceu aberto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home