15.3.07

"aqui onde estão os homens
há um grande leilão
dizem que nele há uma princesa à venda
que veio junto com seus súditos
acorrentados num carro de boi
eu quero ver... quando zumbi chegar"

Da mesma forma que não sei bem por onde começar a sistematização dos muitos dados que coletei nesses últimos dias, não sei bem como começar a contar procês o que aconteceu nesses últimos dias.
É que já tinha assunto atrasado, o régulo, a balada, e agora já tem outro régulo e outras cositas, e nossa-senhora-quanta-coisa, que tem até o fato de eu ter atravessado um rio de chata (que é um barco de madeira) à noite, além de ter feito reuniões com pescadores em comunidades pesqueiras, e etc. e tal. E bota etc. e tal nisso.
A questão é que na semana passada nós fomos para um distrito rural, distante de Beira três horas de puro sacolejo. O distrito chama B*uzi, e muito bem, chegamos lá e no dia seguinte era dia internacional da mulher, aí rolou uma comemoração na praça principal (e única, acho).
E se essa celebração é sempre um grande evento, imagina num distrito rural em África. Soma-se a isso o fato de tratar-se de uma sociedade extremamente machista*. O que a gente logo vê, porque uma mulher leu uma fala sobre o nosso dia. De cabeça baixa. A autoridade fez o seu discurso. Lembrando do papel da mamãe, da esposa, e blablablá.
Aí A. tirou uma foto massa, que eu não consigo postar. Que é de uma mulher usando uma capulana da Organização das Mulheres M*oçambicanas. Eu teria tirado uma foto dela não fosse a minha preguiça, mas felizmente ele tirou. No entanto eu fiz um filminho. Que ficou meia boca demais, nossa, não dá pra publicar. E mesmo que desse. Eu não sei como e tal.
Falta dizer que rolaram danças afriacanas, crianças dançando. E quem me conhece sabe que uma coisa que eu queria na vida é dançar essas danças, o que siginifica que eu a-d-o-r-ei, mesmo. Ah, eu adorei tudo, na verdade. Fiquei bem emocionada de estar lá, com aquelas mulheres tão fortes e tão bonitas, e tão mulheres quanto eu. Porque uma delas me perguntou se na minha cidade tinha comemoração, e eu pensei na avenida paulista, e na concentração que deve ter rolado no Masp, e respondi apenas que tem sim. Comemorações diferentes sim, para sonhos iguais.

*opa, e como tem assunto nesse caldo, hein? que eu ando precisada de uma conversa de horas com a srta. mary w.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

You write very well.

8:42 AM  

Post a Comment

<< Home