22.3.07

"chão é céu
e é seu e meu
e eu sou quem não morre nunca
..."

Muito bem, hoje fui entrevistar uma autoridade aqui. Aí estava lá esperando o homem, ele chegou, e eu não sabia quem era. E no meio disso estava sentada, com meu material meio espalhado, arrumando e tal. E percebi que as duas mulheres que estavam na sala levantaram quando ele entrou. Eu não, porque saquei só depois. Aí levantei, o cidadão já tinha passado, e a moça me diz: pode sentar. Quer dizer, eu tinha mesmo que ter levantado.
Aí ele não me atendeu, mandou outros funcionários conversarem comigo. E vejam vocês, aqui essa coisa toda de hierarquia, e de formalidade e etc. e tal, isso é bem forte mesmo. E assim: pese aí o fato de eu ser mulher, claro. Porque isso sempre pesa aqui.
Tanto que no dia do bobó de camarão, eu não me toquei de uma coisa bem foda. A mulher do dono da casa não sentou para comer à mesa, conosco. Sim, é verdade. E eu não percebi, porque achei que ela estava preocupada em servir as pessoas e tal. Ou nem imaginei mesmo, tamanho o absurdo. Foi A. que notou. Mas a questão é que eu sentei à mesa com os homens, mas porque nesse caso, eu era a patroa, saca? Muito bem. É assim que funciona, vejam vocês.
Mas eu vou contar outra coisa também pra não ficar monotemático demais, só falo de machismo. Em uma outra entrevista, a gente conversando sobre os problemas do país. Aí sei lá por que cargas d'água, no meio da conversa ele me diz que o país é como a família: o presidente é o pai, a mãe são os ministros e os filhos são o povo. Pois é, cada um com suas metáforas, né?
E esse moço era cheio delas. Porque em outro momento falávamos de violência e tal, e ele argumentou que violência acontece porque atualmente os governos pecam por democracia excessiva. Pois, falou isso para mim. E eu? Ah, eu sou uma nova mulher. Botei minha cara de paisagem e fiquei quieta. Que o homi tava no território dele, eu vou arrumar briga lá? Beleza, fala o que quiser. Mas teve o arremate: um homem para ser homem deve ter respeito, medo e vergonha. Sacou?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home