24.5.07

"quem é o cavaleiro
que vem de aruanda?
é oxossi em seu cavalo
com seu chapeú de banda"

Uma dor de garganta que eu tou. Até febre tive essa noite. E essa é a parte chata de morar sozinha, ficar doente.
Há muito tempo eu não tinha febre. Um dia achei que tava com febre lá em Moçambique, e liguei pra minha mãe, e meu pai achou que era malária. Toda e qualquer coisa e meu pai já achava que eu tava com malária.
Agora, isso de dor de garganta e febre é muito coisa de infância, né? Não que eu não tenha tido mil vezes na vida adulta, mas sempre lembro de quando era criança. E por falar em coisas de antigamente, ontem tava procurando um arquivo num dos meus backups e acabei abrindo um diário de 2004*. E, nossa. Quanta coisa eu já fiz na vida. Tipo um trabalho que eu fiz em Guaianazes. Você, aí da poltrona, sabe onde fica isso? E Itaim Paulista?
Puxa vida, às vezes eu ainda me surpreendo comigo. Desse tempo em que eu tinha toda essa energia e essa utopia, e achava mesmo que ia mudar o mundo. Não que eu ainda não ache, às vezes, veja bem. Nesse tempo eu tinha muita dor de garganta, de tanto que eu falava e falava nesse monte de projetos sociais, praquele mundaréu de gente.
E por falar em mundo que precisa ser muito mudado, ontem rolou pancadaria na manifestação dos professores ou eu tou vendo pêlo em ovo? Porque me lembro perfeitamente de quando eu estava numa dessas manifestações e a tropa de choque foi mandada, pelo excelentíssimo governador Má*rio, aquele, para “barrar” os professores. Eu era uma professora de 19 anos, e essa é mais uma das coisas que já fiz nessa vida.
Minha mãe me contou que passou na Paulista e a manifestação tava rolando, a polícia não tinha partido pra cima ainda. E ela me contando que sentiu uma compaixão tão grande por eles todos lá, reivindicando o direito de serem professores, naquele frio, naquela chuva. Ela me contou que a voz do moço no microfone estava tão cansada e desamparada. E eu achei tão bonito ela ter notado isso.

*e não é que eu esqueci a senha do diário antes-de-moçambique? doida.
** e eu tou gostando tanto do cd tecnomacumba, viu? é o novo da rita ribeiro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home